Recomendações

(10)
Marluce Deoliveira, Advogado
Marluce Deoliveira
Comentário · ano passado
Boa tarde, Dr. Celso Davi Rodrigues,

Achei muito útil a abordagem de seu tema. Na verdade, não consigo entender porque os tribunais complicam tanto a pesquisa na jurisprudência.

Tem-se a impressão de que se aliou eficiência de pesquisa à complicação para alcançar-se uma boa pesquisa, e colocou-se a serviço disso, o indesejável complicador: os conectivos.

Por exemplo, o TRT 1, que não tem pesquisa livre, isso quer dizer: que não conseguimos fazer uma pesquisa direta, ou seja, ir logo à questão que buscamos, ao contrário, o site elenca sob o título: bases jurídicas, um enorme acervo, o qual, é claro, excelente, contudo, muito demorado e, portanto, inoportuno à quem precisa pesquisar rápido; ele não enseja aquela janelinha para pesquisa livre, daí, temos que ler, tudo, tudo, tudo, tudo .... até encontrarmos o que buscamos !!!

Claro, é muito bom conhecer mas não na hora em que o advogado está buscando uma resposta na jurisprudência para fazer um trabalho, com prazo e sem tempo para debruçar-se sobre todo o acervo que sugere o TRT1 para acharmos o assunto. Já o TJRJ., felizmente, proporciona essa pesquisa mais rápida, mas o TRT1 e o STJ, são, imbatíveis, na arte de complicar a pesquisa, mesmo usando, corretamente, os tais conectivos que são muito complicados !!!

Não consigo entender porque se complica tanto uma coisa tão necessária na vida dos profissionais de direito. Por isso, achei muito oportuna a sua abordagem a esse tema, sem dúvida, tortuoso, sobretudo, para os advogados que, na sua grande maioria, não contam com assistentes ou secretários para auxiliá-los nessas tortuosas pesquisas das quais nos utilizamos no dia a dia do nosso trabalho. Então, meus agradecimentos por iluminar uma questão tão obscura; que não tem merecido a devida atenção dos responsáveis, como o tem sido a tarefa de pesquisar nos tribunais do nosso país !!!
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em São Paulo (SP)

Carregando

Celso Daví Rodrigues

Rua Tabatinguera, 140 - 5º andar - cj 517 - São Paulo (SP) - 01020-901

Entrar em contato